Bocaina terá oficina gratuita de produção de podcast com apoio da Lei Paulo Gustavo

Publicado em: 06/11/2023 15:20

O curso é voltado para qualquer pessoa com mais de 12 anos que tenha interesse em aprender sobre ferramentas e técnicas para produção deste formato de conteúdo audiovisual.
A Prefeitura de Bocaina, por meio do Departamento Municipal de Cultura, está com inscrições abertas para uma oficina gratuita de produção de podcast. O curso terá 10 horas e será realizado nos dias 11 a 18 de novembro, na Biblioteca Municipal “Emmanuel Guedes”. O projeto foi viabilizado com recursos do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
“Os participantes irão aprender sobre ferramentas para produção e divulgação de podcasts, como elaborar um roteiro para a gravação, como escolher um tema e como produzir os “cortes”, aqueles pequenos trechos do conteúdo total que são divulgados nas redes sociais”, detalhou Rafael Peloso, jornalista e produtor cultural que irá ministrar a oficina.
Os encontros acontecerão em dois sábados, nos dias 11 e 18 de novembro, às 13h. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99152-4201, diretamente com o oficineiro.
“A oficina é voltada para qualquer pessoa com mais de 12 anos que tenha interesse em aprender sobre a produção de podcast e não é necessário nenhum material para participar, basta fazer a inscrição antecipadamente ou na primeira aula”, acrescentou Rafael Peloso.
O Brasil ocupa o topo do ranking mundial de produção de podcasts. Dados apontam, ainda, que o número de transmissões desse formato de conteúdo registrou um aumento de 32% em 2021.
“O interior do Estado de São Paulo, especialmente Bocaina, tem uma rica história cultural, no entanto, devido à distância da Capital, é mais difícil o acesso a cursos ou ferramentas que possam potencializar o registro audiovisual de fatos históricos e essa oficina busca justamente democratizar esse acesso”, finalizou o oficineiro.

• Oficina de Produção de Podcast
  • Data: 11 e 18 de novembro
  • Local: Biblioteca Municipal “Emmanuel Guedes”
  • Inscrições Gratuitas através do (14) 99152-4201