A Prefeitura do Município de Bocaina, através da Diretoria de Saúde firmou uma parceria para a realização de exames junto ao Hospital Beneficência Portuguesa da cidade de Bauru.
O Prefeito Marco Antonio Giro acompanhado da Diretora Kellen Cristina Carinhato estiveram visitando as dependências da unidade hospitalar nesta sexta-feira, dia 17 de março, conhecendo os procedimentos e assinando o convênio para iniciar a realização de 100 exames, sendo Endoscopia, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia.
“Serão aproximadamente 100 exames que serão realizados no Hospital Beneficência Portuguesa para os munícipes que encontram-se na fila de espera. São exames de grande importância e que não podem demorar, devido a necessidade do diagnóstico mais aprofundado para o início de seu tratamento. Viemos a Bauru com esse objetivo, proporcionar uma saúde de qualidade para a nossa população e diante deste novo convênio, aqueles que estavam aguardando na fila de espera para terem os seus exames, deverão entrar em contato com a sua unidade de saúde, para o agendamento ”, disse o prefeito.
Endoscopia, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia – o que são?
Endoscopia, significa olhar dentro. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem.
A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de cânceres iniciais e diagnóstico de Cancro (tumor) avançado, mas também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.
A Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico que examina as regiões do ânus, reto e porção final do intestino grosso. Ela é capaz de diagnosticar desde patologias simples como: hemorróidas, fissuras e fístulas até doenças mais importantes como doenças inflamatórias crônicas, pólipos e neoplasias (algum tumor). A Retossigmoidoscopia é rapidamente realizada, é indolor e não é necessário sedar o paciente. O preparo consiste em uma pequena lavagem intestinal realizada pelo próprio paciente algumas horas antes do exame.
Enquanto a Retossigmoidoscopia é utilizada para o diagnóstico em segmentos finais do tubo digestivo, sem a necessidade de sedação e com um preparo de poucas horas, a Colonoscopia vai mais além, possibilitando a visualização de todo o cólon e um estudo completo do intestino grosso.
Para maiores informações, ligue 3666-8620.