Bocaina termina restauração da quarta das 13 Telas Sacras de Calixto da Igreja Matriz do município.

Publicado em: 19/11/2007 00:00

O trabalho do Ateliê Raul Carvalho, de São Paulo, foi feito sob a tela “São João Batista com Herodes”, de 1924, projeto da Prefeitura municipal através de incentivo fiscal da Lei Rouanet, aprovado pelo Ministério da Cultura, no valor de R$ 279 mil.
As 13 telas sacras de Benedito Calixto, da igreja matriz de São João Batista, em Bocaina, pintadas entre 1924 e 1927, estão sendo restauradas, por iniciativa da administração do prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto (PV), através de projeto de incentivo fiscal da Lei Rouanet, aprovado pelo Ministério da Cultura, no valor de R$ 279 mil.
Hoje, o restaurador Raul Carvalho e dois profissionais de sua equipe – Maria José Kretchtoff e Silvia Kretchtoff, de São Paulo, terminaram o restauro da tela sacra de Calixto denominada “São João Batista com Herodes”, pintada em 1924, com 230 x 170 cm. Nela se lê em latim “Não te é lícito ter a esposa do teu irmão”(Non Licet Tibi Habere Uxorem Fratris Tui”.
Sujeira do tempo
Segundo as irmãs Kretchtoff, a tela “São João Batista com Herodes” possuía “um pouco mais de sujeira” do que as três anteriores, já restauradas.
Mas com todo o processo de limpeza, retoques e fixação da camada de pintura, acrescentam elas, “a tela ganhou a cor original e ficou mais vistosa”.
Foram 19 dias de trabalho, feitos na igreja matriz de São João Batista, de Bocaina, onde encontram-se as 13 telas sacras do pintor.
Já haviam sido três telas de Calixto restauradas pelo Ateliê de Raul Carvalho: “Cristo no Monte das Oliveiras”, de 1925; e “Deposição de Jesus Cristo”, de 1924; e “Aparição do Anjo a Zacarias”, de 1924-1925.
Cada tela demora, em média, 20 dias para ficar pronta. O trabalho está sendo feito por etapas: uma por mês e deve demorar ainda mais 8 meses.
De acordo com Raul Carvalho, “o processo de restauro é o mesmo do aplicado nas três telas anteriores porque elas ainda encontram-se em bom estado de conservação pela idade que têm”.
“O trabalho começa com a limpeza superficial das telas. Posteriormente é feita a fixação da camada de pintura, retoques pontuais e depois colocado verniz de acabamento”, explica Carvalho.
Processo de Restauração
Raul Carvalho conta como será feito o trabalho de restauro das 13 telas sacras de Calixto, que são pintadas a óleo  sobre tela sobre alvenaria.
O primeiro passo foi fazer uma documentação das telas: fotos antes, análise visual do estado de conservação e documentação escrita.
Raul Carvalho diagnosticou as etapas seguintes para restauro das telas.
“Vamos consolidar a pintura e a parede. Essas telas de óleo sobre tela foram coladas na alvenaria. Vimos descolamentos em algumas partes da tela”, explica ele.
A correção desse problema é feito pela aplicação de uma resina acrílica importada para colar a tela novamente na parede. Literalmente é um tubo plástico de soro de resina aplicada em baixo da tela.
Na etapa seguinte, os restauradores farão uma limpeza para remoção da sujeira superficial das telas.
“Vamos fazer também a remoção do verniz oxidado para vermos à pintura original”, continua Raul Carvalho.
Há, de acordo com ele, também áreas da tela que estão “craqueladas”, ou seja, com trincas provocadas pelo envelhecimento.
Assim, será feito uma fixação com assentamento dessas trincas. Poderemos fazer também pequenos retoques em pontos oxidados, por exemplo, por dejeto de insetos, que corroem a pintura.
Na finalização do trabalho de cada tela é aplicado um verniz importado especial para fixação e proteção, usado nos EUA e Europa.
Louvre de Paris
Os produtos químicos usados na restauração das 13 telas de Calixto são os mesmos utilizados no Louvre, de Paris, nos EUA, Japão e na Europa.
Todos os materiais usados são facilmente reversíveis para novos processos de restauro, argumenta Raul Carvalho.
Não são usadas tintas comuns, existe um código de ética dos restauradores profissionais.
“Os pigmentos importados fabricados para restauração de obras de arte evoluíram muito nos últimos 10 anos. Há testes de durabilidade em laboratórios de até 100 anos”, explica ele.
Experiência
Raul Carvalho e sua equipe tem vasta em restaurar telas de pintores famosos, como Portinaria, Di Cavalcanti e Calixto. Trabalham há 15 anos no ramo.
Outras obras de Calixto em São Paulo passaram pelas suas mãos.
“Restaurar é preservar o original da obra de arte. Restaurador não cria nada, não inventa nada e nem apaga. É um trabalho extremamente técnico e minucioso”, diz o profissional.
Benedito Calixto
Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém em 1853 e aos 18 anos já começou a pintar e expor seus quadros na Capital. Mudou-se para Santos e decorou o Teatro Guarani. De 1883 a 1885 estudou em Paris. Voltou para o Brasil e foi morar em São Vicente.
Por que Bocaina?
Calixto foi convidado a pintar em 1923 telas para a igreja de Jaú (SP). Teve um desentendimento com o padre da paróquia e foi convencido pelo cônego português, José, da igreja matriz de Bocaina, a fazer sua obra para a paróquia local. Abaixo o nome das 13 telas sacras de Calixto.