Horário de funcionamento: Seg. à Sex. 7:30 às 11:00 - 12:30 às 17:00

RIO JACARÉ PEPIRA - LIMPO E PRESERVADO

O rio Jacaré Pepira nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro na Serra de Itaqueri a uma altitude de 960 metros sobre o nível do mar. Desemboca no rio Tietê no município de Ibitinga e Itaju. Tem aproximadamente 174 quilômetros de extensão.

É muito utilizado para a prática de esportes náuticos e de esporte de aventura, sendo fator de desenvolvimento regional por seu enorme potencial turístico. O rio é considerado um dos poucos do estado livres de poluição. A recuperação e preservação das matas ciliares faz com que seja uma reserva da biodiversidade.

De acordo com os estudos realizados pelo Projeto Piloto do Consórcio do Rio Jacaré, a classificação das águas do Rio Jacaré Pepira é classe II, o que significa que suas águas são propícias para banho, irrigação, navegação e para consumo animal, evitando consumo humano.

Com nome originado do Tupi-guarani, “yacaré“, que significa “aquele que olha de lado, aquele que é torto”, em junção com a palavra “pepira”, temos ”Ya-caré Pepira”, ou seja: “O jacaré esfolado ou descascado”. O que é coerente com a realidade do rio, que é inegavelmente torto, com presença de muitas pedras, dando origem ao “esfolado” ou “descascado”.

Mas nas margens do rio Jacaré Pepira o espetáculo não fica apenas a cargo das águas em abundância. Você poderá observar diversos animais, como macacos, quatis, tucanos, mergulhão, etc. Além de aproximadamente 34 espécies de peixes (entre elas o Mandi, Turvina, Bagre, Lambari, Piava, Capingueiro, Pacu, Tabarana, Curvina, Dourado, Piapara, Black-bass, Tilápia e Cascudo) e 90 espécies de aves.

A Bacia do rio Jacaré Pepira localiza-se no Estado de São Paulo, pertencente à Bacia do rio Paraná, ocupando uma área de 2.612 km², e é um dos poucos que não possui poluição industrial. Com grande parte de sua extensão preservada, o rio foi e é objeto de vários estudos na área de meio ambiente.

No verão e em dias quentes , o Rio Jacaré Pepira recebe famílias e adoradores dos banhos de rio , para momentos de alegria nas proximidades da Ponte do Modesto, ( acesso rural à Fazenda Fortaleza e Sítio Duas Águas) e se tornou um atrativo regional , recebendo turistas de Araraquara, Boa Esperança do Sul, Dourado , Ribeirão Bonito e outras cidades vizinhas.