BOCAINA RECEBE APROVAÇÃO COMO MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Publicado em: 08/02/2019 12:30

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite da última terça-feira, 05 de fevereiro , o Projeto de Lei nº 635/2018 , que classifica os 43 últimos municípios como Municípios de Interesse Turístico , totalizando 140 MITs.

Bocaina , aprovada pelo Conselho Técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, desde abril de 2018 , aguardava apenas a votação pela ALESP para enfim receber a classificação como mais um MIT de nossa região, onde já figuram Jaú, Itapuí, Mineiros do Tietê e Torrinha.

Segundo texto aprovado pelo Conselho, Bocaina possui forte apelo pelo Turismo Religioso, Turismo Cultural / Histórico e Eco Turismo , caracterizado pelas Telas Sacras de Benedito Calixto e por suas Igrejas , além dos casarões em seu centro histórico e pelas águas do Majestoso Rio Jacaré Pepira , com suas matas ciliares totalmente preservadas.

Através da Diretoria de Turismo do município de Bocaina , o Plano Diretor de Turismo foi apresentado à Secretaria de Turismo e seguiu todos os trâmites necessários até a completa avaliação técnica de potencial turístico , implementado pelo Conselho.

O Plano Diretor foi entregue com pouco mais de 94 páginas além de documentação complementar , Atas de Reuniões do Comtur( Conselho Municipal de Turismo) e atualizações ,foram juntadas ao Processo de Certificação como Município de Interesse Turístico.

Para o Prefeito Marco Antônio Giro, o Pipoca , “ a certificação de Bocaina como Município de Interesse Turístico foi uma luta incansável, que dependeu de muita força política e apoios para que o município pudesse ser contemplado com este importante título. Enfatizo neste momento , o trabalho da Diretoria de Turismo , Diretoria de Cultura e Diretoria de Administração , pois foi com a unidade destas pastas alinhadas com a Infra Estrutura e Mobilidade Urbana que esse presente fora conquistado. Agora vamos trabalhar ainda mais para apresentar os nossos projetos e assim darmos sequência ao nosso Plano de Melhoramento Turístico , podendo assim atrair ainda mais turistas para a nossa Bocaina” , disse.

“ Neste momento muito especial , gostaria de agradecer à confiança do Prefeito Pipoca em outorgar as diretivas da Pasta do Turismo à minha pessoa . Foi um grande desáfio aceito e que agora, decorridos quase dois anos , somos contemplados com essa certificação . É um presente para a nossa população. É um presente para todos aqueles que aqui nasceram e construíram suas vidas. Para aqueles que escolheram esse pequeno pedaço do paraíso para se viver , e a partir de agora com políticas públicas e o incentivo financeiro que será utilizado para os trabalhos de Turismo em Bocaina , tenho a certeza que conseguiremos atingir nossos objetivos, pois o Turismo nos dias atuais reperesenta pouco mais de 23% da geração de renda no Brasil e poderemos aproveitar tudo isso”, disse Beto Cunha , Diretor de Turismo de Bocaina.

O projeto segue agora para ser sancionado pelo Governador do Estado de São Paulo e os municípios devem encaminhar seus projetos para a Secretaria de Turismo do Estado através do Dadetur.

ATRATIVOS

Bocaina é uma pequena cidade da Região Central do Estado de São Paulo , com aproximadamente 12.100 habitantes.

Possui ao menos duas centenas de casarões centenários , alguns deles imponentes e restaurados, que nos remetem aos áureos tempos do café , onde imperavam os grandes barões do ouro verde.

A Igreja Matriz de São João Batista , depositária permanente das últimas telas sacras de Benedito Calixto , monumento emérito da fé de uma comunidade, a Tradicional Festa de São João Batista com a centenária passagem dos Fiéis pelo braseiro , a Noite Italiana com pratos típicos e convidativos , o majestoso e lindo Rio Jacré Pepira, nossas cachoeiras e fazendas com suas sedes preservadas são um convite especial a se fazer a quem procura hospitalidade e tranquilidade.

Conheça Bocaina, paraíso de encantos mil...PARAÍSO DO NOSSO BRASIL.