Prefeitura promove 4º Passeio Ecológico no Rio Jacaré-Pepira, para recolhimento de lixo.

Publicado em: 17/03/2009 00:00

Com sete barcos já inscritos de voluntários, o passeio acontecerá no próximo sábado, às 8 horas, saindo da ponte do Jacaré de Bocaina e descendo até a jusante, encontro com o rio Tietê, divisa com Ibitinga.
A Prefeitura de Bocaina promoverá no próximo sábado, dia 21, a partir das 8 horas, o 4.o Passeio Ecológico no Rio Jacaré-Pepira. O objetivo do passeio – feito por ambientalistas voluntários e pelas Diretorias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (DJEL) e de Meio Ambiente (DAMA) - é recolher lixo e resíduos do rio, ajudando na limpeza e conservação do meio ambiente.
Administrada pelo prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, do Partido Verde, a prefeitura reunirá pelo menos sete barcos para descer o rio -  da ponte do Jacaré-Pepira de Bocaina até a jusante, encontro com o rio Tietê, divisa com do município com Ibitinga. Serão cerca de 25 quilômetros de passeio, desta vez, devendo durar até às 15 horas.
O rio Jacaré-Pepira, que corta Bocaina, é um dos mais conservados do Estado, com mata ciliar vigorosa e animais silvestres, apesar de algum estágio de degradação.      .
Passeio
Com total participação da Prefeitura, o passeio terá a participação de voluntários e ambientalistas adultos, visando, mais uma vez, despertar a consciência da população e da sociedade dos municípios da região central do Estado sobre a importância fundamental em preservar o meio ambiente.
“Estamos agindo concretamente com pequenas ações na preservação do meio ambiente e do nosso rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado. É fundamental a participação de todos para despertar a consciência da sociedade e garantir a sobrevivência das novas gerações futuras”, defende o prefeito Kiko Danieletto.
Em 2005 foram retirados cerca de 260 kg de lixo – 2 mil sacos plásticos - de material reciclável e não-reciclável. Em 2006 foi retirado do rio cerca de 300 kg de lixo e 1 mil sacos plásticos. Em 2007, também perto de 250 quilos de lixo e um mil sacos plásticos de todo tipo.
Bocaina - Município localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 310 km da Capital, 69 de Bauru, com população de 11.075 habitantes, de descendência italiana. Bocaina possui em sua igreja matriz de São João Batista as 13 principais telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927.
Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.  O município é banhado pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.