Bocaina soltou 20 mil alevinos no rio Jacaré-Pepira.

Publicado em: 23/03/2009 00:00

A Prefeitura com os estudantes da rede municipal de - em parceria com a companhia AES-Tietê -, realizaram hoje à tarde a soltura dos alevinos ao lado da ponte do rio no município em comemoração ao Dia Mundial da Água (22).
Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Bocaina, em parceria com a AES-Tietê, fez hoje a soltura de 20 mil alevinos no rio Jacaré-Pepira, que banha o município( 69 quilômetros de Bauru e 310 da Capital).
É um dos eventos programados na semana pela administração do prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, do Partido Verde (PV), que esteve no local, para comemorar o Dia Mundial da Água, no dia 22.
Estudantes da rede municipal de Ensino do participaram da soltura dos alevinos (filhotes de curimbatá) próximo à ponte do Jacaré-Pepira, distante 8 quilômetros da cidade.
Dois barcos de ambientalistas de  Bocaina ajudaram na soltura dos alevinos no meio do rio. A Política Militar Ambiental, do 2.0 Pelotão de Barra Bonita, com o cabo Cordeiro e o soldado Gasparoto, participou do evento.
Os estudantes foram levados por ônibus municipal até o rio, com acompanhamento dos profissionais das Diretorias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (DJEL) e do Meio Ambiente.
Os 20 mil alevinos foram doados pela companhia energética AES-Tietê, de Promissão.
“Nossas atividades ambientais nos últimos cinco anos visam despertar a consciência das pessoas na preservação de nossos recursos naturais, da preciosa água doce e do meio ambiente. Estamos fazendo nosso papel de ajudar na perspectiva de qualidade de vida para as gerações futuras”, argumenta o prefeito Kiko Danieletto.
A soltura de 20 mil alevinos no Jacaré-Pepira visa mais uma vez o repovoamento de peixes do rio”, finalizou ele.
Palestras
O prefeito – que é engenheiro agrônomo e membro eleito do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – fez hoje pela manhã palestras sobre Meio Ambiente nas escolas da rede municipal de Ensino e da escola estadual “Capitão Henrique Montenegro”, marcando o Dia Mundial da Água.
AES Tietê -  A empresa possui um parque de usinas composto por 10 hidrelétricas, com capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW) e responde por cerca de 20% da energia gerada no Estado de São Paulo e de 2% da produção nacional.
Bocaina -  Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, com população de 11.075 habitantes, de descendência italiana.
Bocaina possui na sua igreja matriz São João Baptista as principais 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1925.
Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.  O município é banhado pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.
A economia local gira em torno de empresas e curtumes de couro e da cana-de-açúcar.
Bocaina é a maior fabricante de EPIs (Equipamentos de Proteção
Individual) do país – com luvas, aventais, etc – com um volume de 1,5 milhão de pares de luvas de raspa de couro por mês. Dos 110 empresas do segmento, 70 são filiados ao Sindacouros.