Bocaina poderá sediar encontro do "Pacto São Paulo pelas Águas" do governo do estado.

Publicado em: 25/05/2009 00:00

Equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente esteve na sexta-feira em Bocaina para avaliar condições estruturais para o município sediar o 1º Encontro no Brasil denominado “Pacto São Paulo pelas Águas”, evento que pretende reunir cerca de 300 prefeitos do Estado de São Paulo.
O “Pacto São Paulo pelas Águas” é um evento resultante do 5º Fórum Mundial de Águas, realizado entre 16 e 22 de março em Istambul, na Turquia, e que contou a com a participação de 192 países, 18 mil participantes, 16 chefes de Estado, mais de 300 parlamentares de todo o mundo, incluindo do Brasil 9 deputados federais e 5 senadores.
Bocaina poderá sediar o encontro por vários motivos.
O primeiro deles é possuir o Selo “Município Verde”, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ganho no ano passado, sendo um dos primeiros 44 municípios do Estado a receber a certificação.
O segundo motivo é Bocaina é estar localizada centro geográfico do Estado.
Também pelas ações de defesa do Meio Ambiente tomadas pela administração do prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko Danieletto, do Partido Verde.
CDHU Verde
Danieletto construiu o primeiro conjunto habitacional “ecologicamente correto”da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado, de casas populares com placas de energia solar (construídas pelos próprios mutuários, através da ajuda da Universidade Federal de São Carlos), economia de 30% na conta de luz; com válvulas acopladas no vaso sanitário (economia de 30% de água) e calçadas ecológicas. Agora adotado pela Secretaria de Estado da Habitação.
Outro item levado em conta pelo Governo são as ações concretas da Prefeitura.
Kiko Danieletto implantou em Bocaina a chamada “Escola da Água” em parceria com o Instituto Internacional de Ecologia (IIE), de São Carlos. Na escola, além de aprendizado com vídeos para as crianças, a população pode consultar sobre gastos com água e energia elétrica, isto é, se o consumo de ambos é compatível com o número de pessoas da família, levando-se em conta aparelhos elétricos, por exemplo.
O prefeito realiza desde o primeiro ano de mandato, em 2005, a comemoração da Semana do Meio Ambiente, do Dia Mundial da Água, quando já há cinco anos promove com as crianças das escolas municipais e da estadual de Bocaina a soltura de 20 mil alevinos no Rio Jacaré-Pepira, que passa pelo município, considerado um dos menos poluídos do Estado.
 Além disso, realizou o plantio de mudas de árvores na zona urbana da cidade e nas nascentes dos córregos Himalaia e Bocaina.