ALVORADA DO 1º DE MAIO

Publicado em: 29/04/2014 00:00

No feriado da próxima quinta-feira, Dia do Trabalho, Bocaina irá repetir uma tradição que teve sua origem antes mesmo da emancipação do município. A partir das 5h30, os integrantes da Banda Carlos Gomes estarão acordando a cidade com música, na tradicional Alvorada do 1º de Maio.

O ponto de partida este ano será a rua 15 de Novembro, em frente ao antigo cine Jequitibá. Ali, depois de fazerem um café, os músicos saem em formação por algumas das ruas centrais, com paradas previstas na Câmara Municipal e na casa de moradores que sempre fazem questão de receber a banda nesse dia. Do centro, embarcam em ônibus da Prefeitura e são levados para alguns dos bairros da parte alta a cidade. Pelo roteiro elaborado para a Alvorada, a última apresentação da banda deve ocorrer por volta das 9h, na rotatória do Jardim José Tonon.

Italianos

Mas nem sempre foi assim. Tradição trazida por imigrantes italianos para celebrar o Dia do Trabalho, a Alvorada teve início no ano de 1888, sendo, até então, realizada na fazenda Santana, onde esses imigrantes se reuniam para uma festa com música, vinho e comida. Foi só depois de a antiga Vila ser elevada a categoria de município, com a denominação de São João da Bocaina, que a Alvorada deixou de ocorrer nos limites da fazenda para ganhar as ruas de terra de então.

O prefeito José Carlos Soave (PSB) coloca a tradição da Alvorada do Dia do Trabalho no mesmo patamar de importância da passagem do braseiro de São João, evento mais concorrido da festa do santo padroeiro do município.

"Ambas são tradições que nasceram antes mesmo da existência de Bocaina como município. Tiveram origem nas fazendas e ganharam a cidade, sendo preservados de geração em geração pelos bocainenses. Temos que nos orgulhar disso e fazer tudo o que for possível para levar adiante essas tradições de nossa cidade", diz Soave.

Todos os anos, a Alvorada abre a programação do aniversário do município, comemorado no dia 23 de Maio.